Cientistas revelam novos detalhes sobre a ‘múmia gritante’ do Egito. Mistério Resumo.

Cientistas revelam novos detalhes sobre a ‘múmia gritante’ do Egito.

Cientistas egípcios desmentiram recentemente a hipótese de que a “múmia gritante” foi enterrada descuidadamente. Através do uso de tomógrafos e espectroscópios, eles descobriram que o corpo desta antiga mulher egípcia foi tratado com caros compostos de embalsamamento e foi enterrado com todas as honras.

Estas descobertas desafiam a noção de um enterro precipitado, conforme relatado no Frontiers in Medicine.

Há vários anos, os pesquisadores estudam múmias egípcias antigas usando aceleradores de partículas e métodos científicos avançados. Por exemplo, há um ano, os cientistas examinaram a múmia do “menino de ouro” e descobriram 49 amuletos feitos de vários metais preciosos dentro do seu sudário.

No seu último trabalho, cientistas egípcios conduziram um exame minucioso da famosa “múmia gritante”. Acredita-se que esta múmia seja parente de Senmut, o arquiteto e estadista favorito da Rainha Hatshepsut.

Quando o corpo desta senhora idosa foi encontrado por arqueólogos americanos em 1935, atraiu imediatamente a atenção do público devido à careta incomum no seu rosto, levando ao apelido de “múmia gritando”.

A careta e a presença de órgãos internos no corpo da múmia levaram muitos egiptólogos a acreditar que a mulher foi mumificada descuidadamente e enterrada às pressas.

No entanto, estudos recentes utilizando microscópios eletrônicos de varredura, espectrógrafos infravermelhos e de raios X forneceram novos insights. Essas tecnologias permitiram aos cientistas reconstruir a aparência da mulher e analisar a composição dos bálsamos utilizados para sua mumificação.

Especificamente, eles descobriram que seu cabelo foi tingido com hena e sua peruca de tamareira foi tratada com uma mistura complexa de minerais para aumentar sua força. Além disso, o corpo da múmia estava embebido em bálsamos que incluíam incenso caro e extrato de zimbro, importados da África ou de regiões distantes do Mediterrâneo Oriental.

Estas descobertas sugerem que a mulher do túmulo de Senmut foi mumificada e enterrada com muito cuidado e honra. A aparência incomum de seu rosto provavelmente resultou de espasmos musculares no momento da morte ou devido às peculiaridades das alterações nos tecidos após a mumificação.