Rover da NASA descobre evidências promissoras de vida antiga em Marte. Mistério Resumo.

Rover da NASA descobre evidências promissoras de vida antiga em Marte.
Poderia isto ser evidência de vida alienígena primitiva em Marte? Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech

O Perseverance examinou uma rocha que apresenta evidências de reações químicas indicativas de vida primitiva.

Situada na cratera de Jezero, a curiosa rocha em forma de ponta de flecha - apelidada de 'Cheyava Falls' - pode ser uma das descobertas mais importantes feitas em Marte.

O que o torna tão significativo é que contém assinaturas químicas e estruturas que poderiam ter sido formadas por formas de vida alienígenas primitivas há milhares de anos.

“Cheyava Falls é a rocha mais intrigante, complexa e potencialmente importante já investigada pelo Perseverance”, disse Ken Farley, da NASA.

“Por um lado, temos a nossa primeira detecção convincente de material orgânico, manchas coloridas distintas, indicativas de reações químicas que a vida microbiana poderia usar como fonte de energia, e evidências claras de que a água – necessária para a vida – já passou através da rocha”.

"Por outro lado, não conseguimos determinar exatamente como a rocha se formou e até que ponto as rochas próximas podem ter aquecido as Cataratas de Cheyava e contribuído para estas características."

Embora ainda seja cedo no que diz respeito a esta descoberta e seja importante não ficar muito entusiasmado, existe um potencial muito real de que as Cataratas de Cheyava possam ser uma das descobertas mais significativas - um sinal de que a vida pode ter surgido em um mundo diferente do nosso.

“Essas manchas são uma grande surpresa”, disse o astrobiólogo David Flannery, da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália.

“Na Terra, estes tipos de características nas rochas são frequentemente associados ao registo fossilizado de micróbios que vivem no subsolo.”

FONTE