NASA publica imagem ‘pinguim e um ovo no espaço’ de galáxias em fusão. Mistério Resumo.

NASA publica imagem ‘pinguim e um ovo no espaço’ de galáxias em fusão.
As galáxias do Pinguim e do Ovo. Crédito da imagem: NASA, ESA, CSA, STScI

Este impressionante espetáculo astronômico tem uma semelhança com uma determinada ave marinha que não voa.

Capturada pelo Telescópio Espacial James Webb, esta imagem notável foi publicada recentemente pela NASA para comemorar o segundo aniversário da plataforma orbital.

Ela mostra duas galáxias conhecidas como o Pinguim (NGC 2936) e o Ovo (NGC 2937) presas no que a NASA descreve como uma “dança cósmica lenta” que começou há cerca de 25 milhões de anos.

Originalmente, a galáxia Pinguim tinha a forma de uma espiral como a nossa, mas agora está distorcida e o seu centro galáctico serve como um “olho” brilhante.

Surpreendentemente, apesar das aparências, ambas as galáxias estão separadas por cerca de 100.000 anos-luz.

“Em apenas dois anos, Webb transformou a nossa visão do Universo”, disse Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica na sede da NASA em Washington.

"Webb está fornecendo insights sobre mistérios de longa data sobre o universo primitivo e inaugurando uma nova era de estudo de mundos distantes, ao mesmo tempo em que retorna imagens que inspiram pessoas ao redor do mundo e apresenta novas e emocionantes questões para responder."

"Nunca foi tão possível explorar todas as facetas do universo."

FONTE